Vamos prevenir a obesidade infantil



Ter uma boa saúde é uma construção que começa ainda na infância, com boa alimentação e prática de esportes, por exemplo. Isso ajuda a controlar o peso e evitar a obesidade infantil.


De acordo com o Ministério da Saúde, crianças acima do peso têm mais chances de se tornarem adultos obesos. Como consequência, podem surgir diversas doenças como diabetes, distúrbios psicológicos, problemas cardiovasculares e hipertensão.


O que causa obesidade infantil?


A obesidade é resultado de uma combinação entre fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Muitas crianças estão crescendo em um ambiente propício para o aumento de peso, deixando de lado atividades ativas para passar mais tempo em frente às telas.


Além disso, o sedentarismo está associado à ingestão de alimentos calóricos, já que os hábitos das famílias foram afetados pelos produtos processados e ultraprocessados.


Como identificar que a criança está acima do peso?


É durante o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil que é possível identificar o excesso de peso e fazer intervenções precoces, se necessário.


O diagnóstico da obesidade depende das medidas de peso, altura, data de nascimento e sexo. Conforme a classificação do IMC (Índice de Massa Corporal), consegue-se avaliar o estado nutricional da criança.


Dicas para prevenir a obesidade infantil


· Correta introdução alimentar a partir dos 6 meses de vida é importante para a aceitação de uma variedade e quantidade de alimentos ao longo dos anos;

· Evitar a oferta precoce de alimentos inadequados para a idade;

· Estimular atividades físicas desde cedo;

· Estimular bons hábitos à mesa, sem eletrônicos, respeitando a saciedade da criança, sem necessidade de terminar rápido e evitando excesso de líquidos;

· Evitar o consumo de fast-food, frituras, doces e bebidas calóricas.


Cuide da saúde dos seus filhos através de um seguro saúde com ampla cobertura. Entre em contato com a Neo Viva e saiba mais.