A ergonomia do home office



Embora seja uma modalidade bastante comum, o home office não faz parte do dia a dia de muitos negócios. Mas, devido à pandemia de COVID-19, muitas empresas foram obrigadas a aderir o trabalho remoto e mudar a rotina.


Esta decisão foi importante, em muitos casos, para garantir a sobrevivência da empresa, além de garantir a segurança dos funcionários. A economia tem sofrido um grave impacto causado pelo coronavírus e, por isso, foi preciso rever processos, se reinventar e adaptar-se ao momento atual.


No entanto, além de muito foco e disciplina, o home office exige um cuidado maior com a saúde, sobretudo em relação à ergonomia. Se você passa muito tempo sentado de maneira inadequada, pode ter problemas sérios na coluna no futuro.

O que é ergonomia?


Este é conceito estabelecido pela norma regulamentadora NR 17, cujo objetivo é garantir parâmetros para uma boa condição de trabalho. Esta norma é obrigatória para toda empresa e, caso não seja cumprida, pode trazer problemas ao empregador e aos colaboradores.


O objetivo principal da ergonomia é adaptar o ambiente profissional para gerar bem-estar para o colaborador e contribuir para sua produtividade. Isso porque as doenças mais comuns no trabalho acontecem por conta dos riscos ergonômicos como, por exemplo, má postura, esforço repetitivo, trabalhar em pé por longos períodos e carregar peso.


Ergonomia no home office


Quando se trata do trabalho remoto, é importante que as empresas se preocupem em conscientizar seus funcionários sobre adotar práticas de ergonomia em casa. Pelo fato de estar trabalhando em casa, muitas pessoas acabam aderindo à comodidade de se instalar em qualquer lugar, como a cama ou o sofá.


Mas ainda não se sabe quanto tempo o isolamento social vai durar. Por isso, algumas organizações disponibilizam cadeiras de escritório que permitem um conforto maior para o trabalhador. Se isso não acontecer, você mesmo pode adaptar seu ambiente para torná-lo mais harmônico e agradável com as seguintes dicas:


· Mantenha a tela do computador na altura dos olhos;

· Preste atenção na sua postura e, se possível, invista em uma cadeira confortável, na qual você possa manter seus pés e a coluna em uma posição adequada;

· Evite posicionar o computador próximo a uma janela, pois o reflexo da luz faz mal para os olhos;

· Faça exercícios de alongamento;

· Mantenha-se hidratado.