Maio Amarelo (segurança no trânsito)



O movimento Maio Amarelo tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o número de mortes no trânsito no mundo e promover a conscientização em prol da redução de acidentes.


A ideia é que haja uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil a fim de discutir o tema da segurança viária e mobilizar todos em torno dessa luta, envolvendo diversos segmentos como, por exemplo, órgãos do governo, empresas, entidades de classe, associações e federações.


Por que Maio Amarelo?


Em 11 de maio de 2011, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década da Ação para Segurança no Trânsito, resolução que valia até 2020. Com isso, o mês se tornou referência para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza em prol dessa causa. Já o amarelo simboliza atenção e a sinalização de advertência no trânsito.


O decreto foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que, em 2009, contabilizou mais de 1 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram, mas com sequelas.


Esta é a nona maior causa de mortes no mundo, aproximadamente 3 mil vidas perdidas por dia nas ruas ou estradas. Os acidentes são o primeiro responsável por óbitos na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo entre 5 e 14 anos, e o terceiro entre 30 e 44 anos.


Ainda de acordo com a OMS, se nada for feito, estima-se que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030.


Maio Amarelo 2021


Neste ano, em que ocorre a 8ª edição do movimento, o tema é “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. A campanha de 2021 tem como apoiador o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).


Conecte-se com a gente!
Entre para nossa mailing list

Pronto! Você será incluído na nossa mailing list :)

Posts recentes