Hanseníase



A hanseníase também é conhecida como lepra, embora hoje seja considerado inadequado usar esse termo, já que ele carrega um histórico de bastante preconceito contra as pessoas que sofrem com a doenças.


Essa doença é conhecida há muito tempo. Ela é provocada por uma bactéria, que é normalmente transmitida entre seres humanos por via aérea, mas somente após um tempo considerável de exposição à pessoa doente. A hanseníase, além disso, possui uma particularidade: Seu tempo de incubação é bastante longo. Isso significa que uma pessoa doente pode levar bastante tempo para manifestar a hanseníase.


Isso facilita o diagnóstico precoce da doença, impedindo que ela atinja seus estágios mais avançados. Felizmente, a hanseníase possui cura. Mesmo sendo uma doença perigosa e potencialmente fatal, hoje é muito difícil que isso aconteça, já que a medicina possui diversos recursos contra ela. No Brasil, o tratamento pode ser obtido até mesmo de forma gratuita, pelo SUS.


É importante frisar que, embora a doença tenha cura, o tratamento não reverte os danos físicos e deformidades que a hanseníase pode causar conforme avança. Por isso, é muito importante realizar o diagnóstico o mais cedo possível. Entre os principais sintomas para se prestar atenção incluem-se:


· Sensação de formigamento

· Fisgadas ou dormência nas extremidades

· Manchas brancas ou avermelhadas na pele

· Perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato

· Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor

· Nódulos e placas em qualquer local do corpo


Em casos de avanço da doença, os seguintes sintomas podem ser percebidos:


· Quando a hanseníase está na fase avançada, os sintomas são:

· Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos)

· Paralisia das mãos e pés

· Encurtamento dos dedos devido à lesão dos nervos que controlam os músculos

· Úlceras crônicas na sola dos pés

· Cegueira

· Perda de sobrancelhas

· Edema do nariz e orelhas (inchaço)


A NeoViva se preocupa com você a toda hora, em qualquer lugar. Por isso, vamos trabalhar para prevenir doenças e garantir o bem-estar de todos.