Conscientização do Autismo



No fim de 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo é chamar a atenção da população e da mídia para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em 2020 e 2021, a campanha nacional leva o tema “Respeito para todo o espectro” e a data poderá ser celebrada nas redes sociais através da hashtag #RESPECTRO.


O que é autismo?


O Transtorno do Espectro Autista é uma condição caracterizada por um déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Existem diversos subtipos de autismo que se manifestam de maneira única em cada indivíduo.


Apesar de englobar diferentes apresentações em cada quadro, todos têm pontos em comum, incluindo maior ou menor limitação na comunicação verbal ou não verbal, problemas de interação social e comportamentos estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.


O nível de gravidade do caso varia de acordo com o paciente. Pode ser um quadro leve, com total independência e dificuldades discretas de adaptação, até um mais grave em que o autista é dependente para qualquer atividade diária por toda a vida.


Tratamento


A condição costuma surgir já nos primeiros anos de vida e, embora não tenha cura, medicamentos e terapias podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.


Além disso, o tratamento inclui habilitação/reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica e, assim, melhorar a capacidade de desenvolvimento e de interação.

Conecte-se com a gente!