top of page

Dia mundial contra o câncer de próstata


Em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial contra o Câncer de Próstata. Esta é a data que deu origem à campanha Novembro Azul, com início em 2003 na Austrália. O objetivo principal é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que afetam a população masculina.

Aproximadamente 3 milhões de homens convivem com o câncer de próstata e milhares de novos casos surgem todos os anos. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil.

Sintomas do câncer de próstata

No início, a doença não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a surgir, a maioria dos tumores já estão em fase avançada e a cura se torna mais difícil. Nesse momento, podem incluir:

  • Dor óssea;

  • Dores ao urinar;

  • Vontade de urinar com frequência;

  • Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Pessoas com histórico familiar de câncer de próstata, negros e obesos têm chances maiores de apresentar a doença.

Tratamento

O câncer pode ter cura, mas, para isso, é necessário diagnosticá-lo precocemente. Ainda que não existam sintomas, é importante que homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 sem esses fatores, tenham consultas regulares com o urologista (pelo menos uma vez ao ano).

Nessas visitas, é importante conversar sobre o exame de toque retal, que permite aos médicos avaliar alterações na glândula, como o endurecimento e a presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

O tipo de tratamento varia de acordo com diversos aspectos, como o estado de saúde atual do paciente, estadiamento da doença e expectativa de vida.

Tumores com baixa agressividade podem ser cuidados com vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução do câncer, intervindo se houver progressão. Casos mais graves normalmente necessitam de cirurgia.

Conecte-se com a gente!
Entre para nossa mailing list

Pronto! Você será incluído na nossa mailing list :)

Posts recentes
bottom of page