Outubro Rosa

6 Oct 2020

 

Este mês começa o Outubro Rosa, uma campanha anual realizada mundialmente e que busca alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa mobilização também inclui a disseminação de dados preventivos, a importância de estar atenta à saúde e de lutar por direitos como atendimento médico de qualidade e suporte emocional.

 

O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no mundo. Afeta, principalmente, as que têm idade entre 40 e 69 anos, com histórico familiar, que tiveram menstruação precoce ou menopausa tardia, que fizeram reposição hormonal, possuem colesterol alto, obesidade, ausência de gravidez ou tumor anterior na mama.

 

Na maioria dos casos, a doença não manifesta sintomas nos estágios iniciais. Quando o tumor é perceptível ao toque, significa que a lesão já tem um tamanho considerável. Outros sinais que podem indicar a presença do câncer incluem vermelhidão na pele, inchaço ou calor; alterações no formato dos mamilos e das mamas; secreção escura que sai pelo mamilo; pele enrugada; e ferida na mama.

 

Além do autoexame, em que a mulher apalpa a própria mama para identificar possíveis sinais do câncer de mama, é necessário realizar uma mamografia periodicamente, sobretudo após os 40 anos.

 

O tratamento inclui a retirada do tumor, comprometendo parte da mama ou ela toda. Além disso, pode ser necessária a realização de radioterapia e/ou quimioterapia.

 

A prevenção da doença pode ser dividida em primária e secundária. A primeira envolve a adoção de hábitos saudáveis (exercícios, boa alimentação, controle de peso, redução do consumo de bebidas alcoólicas) e a segunda diz respeito à realização de exames de rastreamento para fazer o diagnóstico precoce.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Conecte-se com a gente!
Entre para nossa mailing list
Posts recentes

6 Oct 2020

Please reload

©2017 - NeoViva.